quinta-feira, 19 de julho de 2012

  
Auto-confiança, auto-estima, controle emocional, coragem, iniciativa, concentração e equilíbrio.
Que atividade permitiria a uma criança desenvolver todas essas habilidades ao mesmo tempo?
Isso mesmo! A equitação.
Utilizado em alguns casos como terapia, o esporte ainda proporciona à criança uma melhor aceitação dos próprios limites e respeito aos limites dos outros.
Segundo especialistas, crianças a partir dos 2 anos podem usar o cavalo como elemento lúdico. Nessa modalidade, é possível brincar, treinar e desenvolver coordenação, equilíbrio e noções de lateralidade. A equitação para lazer traz benefícios físicos e mentais, sendo uma ótima maneira de interagir com a natureza.
Crianças a partir dos dois anos de idade podem receber todos os benefícios físicos e psicológicos proporcionados pela equitação.
É o único esporte no qual o atleta é dependente de outro ser vivo, fazendo com que as crianças, desde cedo aprendam o sentido de companheirismo, trabalho em equipe, amor e respeito para com o seu parceiro. As crianças que praticam equitação apresentam maior concentração tornando mais fácil a aprendizagem, o desenvolvimento da linguagem e comunicação, além de melhorar o desempenho nas suas atividades diárias.
O ato de cavalgar em um animal manso, porém de porte avantajado, possibilita experimentar sentimentos de independência e liberdade, contribuindo assim para o desenvolvimento das noções de limite, autoconfiança e responsabilidade.
O Cavalo engloba ao mesmo tempo, as qualidades de um terapeuta, educador, além de um excelente motivador.

;)

E esse é meu cavaleiro preferido! Há

2 comentários:

Roberta V.L. disse...

Ainda teve a postura elogiada pelo professor!! uhuuuuu!!! Te amo filhão!

Renata G.F. Scarpino disse...

Assino embaixo do texto!! Tudo verdadeiríssimo.
Fizemos equitação em casa até os 14 anos, com direito a vários tipos de provas...e a melhor prática mesmo foi no nosso dia-a-dia na fazenda...
Até hoje, é chegar lá e querer montar na mesma hora, cavalgar horas morros a fio...não tem coisa mais relaxante nesse mundo!!!

Que ótima escolha, Rô!
Beijos!