sexta-feira, 11 de abril de 2008




Ontem conversando com um amigo que estava na Califorina desde Janeiro, lendo Cosmopolitans, comentei sobre meu blog, ele fez uma cara estranha e perguntou por que eu estava escrevendo num blog, eu ri e disse que gostava de escrever mas antes escrevia só pra mim e agora decidi criar um blog, é mais gostoso parece. Lembrei do livro Ilusoes Perdidas , de Honoré de Balzac onde um jornalista mais velho e experiente conversa com um escritor mais novo, imaturo mas talentoso, e o ensina a escrever.

"Em literatura, meu pequeno, todas as idéias têm direito e avesso. Tudo é bilateral no domínio do pensamento. As idéias sõa binárias. Jano é o mito da crítica e o símbolo do talento. Triangular não há senão Deus!"

"- Você liga então importância às coisas que escreve? - perguntou-lhe Vernou com ar de zombaria. - Mas nós somos negociantes de frases e vivemos de nosso comércio. Quando você quiser fazer uma grande e bela obra, um livro, enfim, poderá colocar nele os seus pensamentos, sua alma, amá-lo, defendê-lo; mas artigos, lidos hoje e amanhã esquecidos, esses não valem a meus olhos senão aquilo que por eles nos pagam"

Nenhum comentário: